Autoestima só tem a ver com aparência?
- Jhennife
- 4 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2019
A baixa autoestima é, por vezes, difícil de reconhecer, pois muitos assimilam unicamente à questão de insatisfação com a aparência e demais questões voltadas para a estética, mas essa condição pode afetar desde a vida profissional até os relacionamentos. Algumas características dessa condição psicológica:
1. Vestígios de negativade Quando se precisa participar de atividades escolares e/ou de trabalho, a baixa autoestima dá as caras, pois a pessoa cria uma carga negativa ao redor de si mesma e se sente incapacitada em se desgrudar dela e não embarca em projetos (por exemplo), porque acha que pode estragá-lo ou não ser útil.
2. A pessoa pode confundir cortesias com afeto romântico Indivíduos que possuem autoestima baixa têm tendência a achar que vão ser maltratados frequentemente, então, quando alguém os trata bem, podem ficar encantados e colocar o outro em um pedestal, achando que ele sente algo, quando na verdade só está sendo amigo.
3. Ela pode ter origem na infância/adolescência É aqui onde o bullying entra! Algumas crianças desenvolvem traumas e problemas gravíssimos que são muito difíceis de superar, nas mãos dos colegas de escola ou até mesmo em casa. A tendência é que os traumas sejam levados para a vida toda.
4. Outros pensamentos e atitudes: * Culpar os outros pelos seus problemas; * Dificuldade em receber elogios; * Se preocupar muito com o julgamento dos outros; * Se comparar muito com as outras pessoas; * Tratamento muito severo da família/responsáveis.
Acho que a maioria aqui já passou por alguns desses momentos e isso é completamente normal, pois a baixa autoestima é proveniente de sentimentos normais. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença. O problema começa quando esses sentimentos ruins se tornam constantes e outros empecilhos começam a surgir, afetando ainda mais o psicológico e até mesmo o corpo.
Um dos primeiros e mais importantes passos para equilibrar-se é o autoconhecimento, pois se você se conhece, com certeza será mais fácil lidar com as adversidades. Também é fundamental o acompanhamento psicológico/terapia, para detectar problemas mais graves e lidar com eles.
Autoestima é bom e todo mundo gosta! ;)
Comments